quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Um CLONE é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo património genético do indivíduo original, produzido por reprodução assexuada. Um clone é, portanto, e de forma simplista, como que um gêmeo idêntico.
Apesar de se ter falado muito recentemente da
clonagem artificial, nem todos os clones são obtidos dessa forma. Há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por clonagem (ou pelo método aparentado da partenogénese), gerando gerações de indivíduos geneticamente idênticos entre si e às suas mães. Uns exemplos clássicos são o dos anfídeos e a plantas plantadas através de mudas.
A clonagem animal pode ser feita, basicamente, de duas formas: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente (neste último caso utiliza-se a técnica de transferência nuclear).
O primeiro experimento com sucesso já foi realizado em 1952, obtiveram os primeiros clones de rãs, por substituição de núcleos celulares. Durante muitos anos isto foi testado em diferentes espécies animais, especialmente mamíferos e em 1996 testaram uma substituição do núcleo de um óvulo pelo de uma célula mamária proveniente de uma ovelha adulta.
A cópia de animais sob medida abre a perspectiva de curar doenças. Prossegue a temporada de clones fabricados. Primeiro foi a ovelha Dolly, criada pelo embriologista Ian Wilmut, depois vieram um par de macacos, a vaquinha francesa Marguerite, que morreu alguns dias após o nascimento, os bezerros malhados Charlie e George e duas novilhas japonesas.
A clonagem de porcos com genes de outras espécies introduzidos artificialmente em suas células, os chamados transgênicos. Esses animais fariam o papel de uma fábrica viva de órgãos usados como substitutos dos órgãos humanos em transplantes.
A PPL Therapeutics faz pesquisas com um rebanho de vacas, ovelhas e porcos transgênicos visando à produção de remédios para uso humano. É o caso de Polly, uma ovelha clonada que recebeu genes humanos. Quando ficar adulta, seu leite será rico em uma proteína usada para tratar fibrose cística e no fator coagulante 9, essencial no tratamento da hemofilia. Outras duas ovelhas transgênicas produzem o antioxidante EC-SOD, útil em transplantes e cirurgias cardíacas.
“Clones e transgênicos são o resultado de técnicas indissociáveis”. Enquanto os métodos de mutação genética produzem o animal com as características desejadas, a clonagem o multiplica. "É muito mais fácil fazer clones animais do que criar transgênicos". A clonagem também poderá ter um fim nobre: salvar espécies ameaçadas, como o urso-panda chinês, o tigre-de-bengala ou o mico-leão-dourado.
NOME: LUCIANE ROATH
Transgênicos:
São organismos que, mediante à técnicas de engenharia genética, contenham material genético de outros organismos. A geração de transgenicos visa um artigo transgenico biológico a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas do organismo original. A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na
natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais. No caso das plantas, por exemplo, espécies com um reduzido ciclo de vida podem ser utilizadas como "hospedeiras" para a inserção de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgênicas poderão depois ser utilizadas para estudar a função do gene de interesse mas num espaço de tempo muito mais curto.
O primeiro caso público foi a utilização da
bactéria E. coli, que foi modificada de modo a produzir insulina humana.
Plantas transgênicas, que são modificadas de modo a serem mais resistentes a pragas e doenças, por exemplo, ou a produzir substâncias que lhes permita resistir a
insectos, nemátodes ou vírus.
Ex: arroz dourado,milho,mamão papaia e trigo.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
São alimentos cuja semente foi modificada em laboratório. Alguns dos motivos de modificação destas sementes são para que as plantas possam resistir às pragas, insetos e a grandes quantidades de inseticidas. Esses alimentos podem causar riscos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água pelo abuso de agrotóxicos.
DIFERENÇA ENTRE CLONE E TRANSGENICOS
O clone possui o mesmo gen e pode ser considerado como um irmao gêmeo idêntico, é como se fosse uma cópia feita sobre medida não alterando a sua genética, como os transgênicos que são geneticamente modificados, que podem além de causar a poluição ambiental, devido a sua alta resistencia a agrotóxicos, causar reaçoes alergicas nos animais e humanos que consomem essas plantas.
Nos transgênicos é feita uma alteraçao do DNA, o qual contém as características, quando retirados os gens de uma especie animal ou vegetal os novos gens quebram a sequência de DNA,e é capaz de produzir um novo tipo de substância que era produzida pela original.
CONCLUSÃO:
Sou contra a clonagem apenas em humanos, nos animais sou a favor, pois com isso à oportunidade de salvar as espécies que estão ou irão entrar em extinção. E contra os transgênicos, uma vez que, alguns transgênicos não fazem bem á saúde, causando reações alérgicas. Além de que poluem a natureza, já que são mais resistentes à agrotóxicos, então são sobrecarregados por estes.
NOME: LUCIANE ROATH.

Um comentário:

Unknown disse...

Luciane...adorei o teu texto e sua conclusão foi bem objetiva, porém não esqueça q tbém existe os transgênicos úteis para a medicina!!! BJOS.Sucesso!!!!