domingo, 30 de novembro de 2008

diferença entre clones e transgênicos.

Clones: A clonagem é o processo de reprodução assexuada, a partir de uma célula-mãe, de uma ou mais células geneticamente idênticas entre si e à original, que são os clones.

O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia. No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.

As principais vantagens da clonagem são: - A preservação de animais em extinção; - Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas; - Clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.


Exemplos:
Ovelha dolly.

Posicionamento: Sou contra os clones, não vejo necessidade de uma reprodução ilusória de um ser vivo, afinal temos de aceitar que tudo tem começo e fim, sendo assim não há necessidade de uma cópia geneticamente igual a outro ser.

Transgênicos:Os transgênicos são os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), vegetais ou animais que têm genes de outra espécie em sua carga genética e mantêm a capacidade reprodutora e de transferência de material genético. No Brasil, sua utilização é regulada pela Lei de Biossegurança, aprovada neste ano pelo Congresso Nacional.
Alimentos Transgênicos são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório. Alguns dos motivos de modificação destas sementes são para que as plantas possam resistir às pragas, insetos e a grandes quantidades de inseticidas. Esses alimentos podem causar riscos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água pelo abuso de agrotóxicos.

Posicionamento: Sou a favor dos transgênicos, pois ainda não existem evidencias dos maleficios a saúde que eles podem causar. Além do que a produção de sementes mais resistentes pode propiciar a produção de alimento e assim reduzir um pouco a fome.


Exemplos:
Soja.
Milho.
Nome: Andressa.

Um comentário:

Unknown disse...

Andressa...percebi q vc ainda tem btante duvida em relação a clones e OGM, pois teu posicionamento ficou mto restrito!!! Parabéns pelo esforço!!! Bjos.