quarta-feira, 19 de novembro de 2008

TRABALHO DE BIOLOGIA
>DIFERENÇA ENTRE CLONES E TRANSGÊNICOS<
.CLONES: A clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde
são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula -mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelineos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.

EXEMPLOS DE CLONAGEM: A clonagem"terapêutica", a clonagem para obtenção de células tronco a fim de restaurar a função de órgãos ou tecido, Ovelha Dolly etc...




.TRANSGÊNICOS: Os organismos geneticamente modificados são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.

EXEMPLOS DE TRANSGÊNICOS: Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e assim por diante.
Outros exemplos: Soja, algodão, milho etc...

>POSICIONAMENTO<

SOBRE CLONES>

PONTOS NEGATIVOS: Neste ponto eu sou CONTRA A CLONAGEM pelo fato de, Técnica de baixa eficiência, vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento. Grande número de anomalias, envelhecimento precoce, lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade.

PONTOS POSITIVOS: Neste ponto eu sou A FAVOR por esses exemplos: Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restaurar a função de órgão ou tecido; reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente; ou substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto. A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa.

>POSICIONAMENTO<

SOBRE TRANSGÊNICOS>

PONTOS NEGATIVOS: Eu sou CONTRA neste ponto, por que há suspeitas de que pode causar doenças como o câncer, alergia, além de aumentar a resistência contra agrotóxicos e antibióticos.

PONTOS POSITIVOS: Eu sou A FAVOR neste ponto. As vantagens é que são resistentes a insetos e pragas, se adaptam a diferentes climas, são mais produtivos e incorporam substâncias que auxiliam no combate à obesidade, ao colesterol alto e outros.

NOME: JÉSSICA BRITES OLIVEIRA

TURMA: 301

PROFESSORA: LEONICE


Um comentário:

Unknown disse...

Jéssica...o teu trabalho ficou maravilhoso, PARABÉNS pelo capricho!!! Fiquei feliz de acompanhar o teu crescimento nesse ano....a tua mudança foi para melhor, coisa boa, continue assim e o sucesso está garantido!!!Sucesso!!!