domingo, 30 de novembro de 2008

Diferença entre Clones e Transgênicos

Clones
Conceito:
Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas . Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo património genético do indivíduo original, produzido por reprodução assexuada. gêmeos idênticos também podem ser considerados clonesm um do outro.
Há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por clonagem, gerando gerações de indivíduos geneticamente idênticos entre si e às suas mães.
Em um dos métodos para se conseguir um clone, é necessario retirar o núcleo da célula original, e implantá-la em uma outra célula, da qual foi retirada também o núcleo para implantar o ser que vai ser clonado.


Exemplos:
Para clonar uma ovelha, é necessario retirar o núcleo de sua célula e implanta-lo em uma outra célula anucleada (que pode ser o óvulo de um
individuo da mesma espécie. Assim, geraria uma célula-ovo, que seria implantado em um útero de qualquer fêmea da mesma espécie, e assim, ao final da gestação, teria a "cópia do animal orginal".
embora as técnicas de clonagem terem avançado nos últimos anos, a clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer.

Claro que se depois de inúmeras tentativas poucos seres puderam ser clonados, na minha opinião e um risco ao qual o ser humano não deveria se expor,prezando assim pela integridade da espécie econservação natural. Podem ocorrer mutações de genes desproporcionando as qualidades naturais humanas. Não posso descartar a idéia de que o uso das células embrionárias é um grande avanço da tecnologia mundial mas em termos de violação da humanidade sou contra.


TRANGÊNICOS
Conceito:
Ou organismos geneticamente modificados, são produtos que possuem materiais genéticos de outros organismos, essa modificação é possível mediante a retirada de um determinado gen proveniente de uma espécie x; desse gen é retirada a característica desejada e implantada no DNA da espécie que se deseja modificar. Depois de retirada o gen alienígena “cola-se” no DNA a se modificar, com o chamado DNA DE LIGASE.
Tais produtos geraram uma grande e forte polêmica acerca do seu cultivo e consumo, pois não se sabe ao certo o que tais produtos provocam no organismo humano e na natureza. Quando a praga atacar uma plantação de uma lavoura de milho geneticamente modificado, o DNA alienígena ira reagir no intestino da praga e cristalizar, matando então, a praga, dentro de dois dias.

Benefícios:
A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população.
• As propriedades dos genes bacterianos de resistência a pragas na lavoura seriam
transportadas para as plantas transgênicas, com o mesmo efeito, e isso viria a baratear o custo dos alimentos.
A produção de um alimento transgênico permite introduzir, nesse alimento, elementos que antes não existiam como o betacaroteno (da vitamina A), tornando-o mais rico e saudável.
Malefícios:
Os transgênicos representam um aumento de riscos para a saúde dos consumidores e as multinacionais querem negar o direito dos consumidores à informação.
• Não há regulamentos técnicos para a segurança no uso dos produtos transgênicos, e estes tendem a provocar a perda da diversidade genética na agricultura.
Na natureza, os transgênicos empobrecem a biodiversidade e eliminam abelhas, minhocas e outros animais, além de espécies de plantas, também desenvolvem ervas daninhas resistentes.
• A erosão genética ameaça o futuro da agricultura e os transgênicos tornam a agricultura mais arriscada, podendo provocar a poluição genética e o surgimento de superpragas, além de matar insetos benéficos para a agricultura.
• Os transgênicos podem afetar a vida microbiana no solo e os impactos dos transgênicos na natureza são irreversíveis
Exemplos:
- O milho Bt, além de não sofrer com as pra gas, o s ele ainda tem um maior aproveitamento da espiga com a ótima formação dos grãos e


Considerando as formas de atuação dos transgênicos pode-se dizer que a indústria seria beneficiada com a implantação dos mesmos em larga escala, sabendo que a maioria não são nocivos à saúde humana, e se a transgenia forem combate à pragas somente,auxiliado pelo melhoramento genético.quanto ao mercado agro-pecuarista interno teria um avanço combinando qualidade e praticidade sem comprometer os consumidores.

NOME: Marcielem
TURMA: 301

Um comentário:

Unknown disse...

Marcielem...a palavra "artificial" q vc usou na primeira linha deve ser descartada, pois nem todos os clones são artificiais, veja o meu caso!!!!rsrsrsrsrsrs!!!! Gostei da sua explicação sobre os transgênicos, porém seu posicionamento não ficou claro. Parabéns e mto sucesso!!!